Departamentos

Possuem diretores(as) escolhidos e indicados pela Diretoria Executiva. Os diretores de departamentos organizam o setor e escolhem suas equipes de coordenadores.  Executam as atividades que lhes são pertinentes e as deliberações da Diretoria Executiva. Possuem atuação em áreas específicas:

  1. Departamento de Arte e Cultura Espírita – DACE – Promove o estudo e a investigação das artes, correlacionando-as às práticas Espíritas e suas finalidades; cria condições para a formação de trabalhadores em “arte-espírita”, para atuação nas atividades existentes na Instituição e outras congêneres; fomenta, apoia e dá aproveitamento à vocação e produção artística dos membros da Instituição, sempre para atender aos objetivos da Instituição; mantém em funcionamento os coros existentes no Portal
  2. Departamento de Assistência Espiritual – DAE – Promove o estudo e a investigação das temáticas espíritas teórico-práticas relacionadas à assistência espiritual, mediunidade, passes, obsessão e desobsessão, atendimento e afins; planeja e executa ações para a formação de trabalhadores para atuação nas atividades relacionadas e outras congêneres; dá ciência, registra e encaminha as comunicações de ordem espiritual, sempre pautando pelos princípios de discrição e ética.
  3. Departamento de Assistência e Promoção Social – DAPS – Atende pessoas e famílias assistidas pela Instituição, conjugando ajuda material, socorro espiritual e orientação moral-doutrinária; visando a promoção social e o crescimento espiritual; oferece oportunidade de trabalho voluntário para que, através da caridade, o participante/associado/frequentador do Portal da Luz possa buscar o seu aperfeiçoamento através da vivência do Evangelho de Jesus; deve criar condições administrativas para acompanhamento de frequência e assiduidade nas atividades práticas, em consonância com o estabelecido como deveres do associado nas suas categorias; auxilia a Secretaria da DE no processo de registro de frequência e participação dos associados em suas atividades práticas, para fins de registro.
  4. Departamento de Divulgação Doutrinária – DDD – Supervisiona e coordena as ações de divulgação da Doutrina Espírita no âmbito do Portal da Luz, segundo as normas estatutárias e regimentais; avalia conteúdo e autoriza a divulgação/exposição de cartazes, jornais, meios eletrônicos, livros, camisetas, boletins, murais, comunicação interna, externa e outros, de acordo com as normas estatutárias e regimentais do Portal da Luz. Neste sentido, também comunica as normas e procedimentos autorizativos para a exposição/fixação de material de divulgação.
  5. Departamento de Formação Doutrinária – DFD – Promove e sistematiza o acesso e permanência no estudo teórico-prático do Espiritismo tendo como base os princípios estabelecidos no Capítulo II, seções I e II; articula condições para cumprir a oferta de estudo teórico-prático da Doutrina Espírita em todos os níveis, da criança ao idoso; coordena, acompanha e executa todas as ações de evangelização da criança, do jovem e do adulto; cria condições administrativas para acompanhamento de frequência e assiduidade nos estudos/atividades doutrinárias, para fins estabelecidos no Estatuto do Portal da Luz; auxilia a Secretaria da DE no processo de registro de frequência e participação dos associados em suas atividades correlatas.
  6. Departamento de Patrimônio – DPAT – Providencia registros e tombamentos dos bens patrimoniais da Instituição; zela pela conservação dos bens; prepara e atualiza inventário dos bens da Instituição; propõe aquisição de bens; coordena e supervisiona todas as atividades de aquisição, manutenção, conservação e vigilância dos bens patrimoniais, obras de reforma, construção e/ou edificações da Instituição; planeja e elabora projetos e suas respectivas planilhas de custos, submetendo-os a apreciação da Diretoria Executiva.
  7. Departamento de Promoções – DPROM – Planeja, executa, avalia e aprimora os eventos que visam a captação de recursos promovidos pelo Portal da Luz, atendendo às demandas da Casa; supervisiona e coordenar as ações de Promoções, de acordo com as normas estatutárias e regimentais.